Big Data na Plataforma Java

le 08/05/2012 par Ualter Azambuja
Tags: Software Engineering

O tema Big Data está cada vez mais em evidência, sendo propagado entre várias empresas renomadas da área de tecnologia. Independentemente se será consolidado ou não, é ainda assim uma forma de obter uma perspectiva diferente, ou melhor, criativa de olhar para a sua massa de dados armazenada, que talvez esteja sendo subutilizada. E devido aos problemas enfrentados no manuseio deste volume de dados, através da tentativa do uso de ferramentas convencionais por grandes sites consumidores de informações, surgiram invenções que se propagaram para o mundo do software livre. O que culminou na existência de opções como Apache Hadoop, Hive, HBase e Pig.

Na edição número 103 da revista Java Magazine, mês de Maio, é apresentado um artigo que aborda uma visão conceitual sobre o que é o Big Data, onde se originou e seus principais usuários. E para processar esses grandes volumes de dados apresentamos conceitos juntamente com um exemplo prático, do modelo de programação distribuído e paralelizado conhecido como MapReduce. Neste exemplo utilizamos a ferramenta open-source da Apache, o Hadoop.

Entender o conceito de big data ajudará a compreender melhor qual é o papel desempenhado por ferramentas como o Hadoop. Ao longo do tempo, será mais comum o surgimento deste tipo de desafio em empresas que desejam explorar seu Big Data.

http://www.devmedia.com.br/big-data-revista-java-magazine-103/24389

Boa leitura!